O que é Certificado Internacional de Vacinação (CIVP)?

O Certificado Internacional de Vacinação (CIVP) é necessário para entrar em alguns países e comprova a vacinação contra doenças, em especial febre amarela.

Se você vai viajar para o exterior você precisa consultar a lista de países que exigem esse certificado.

Como realizar a emissão do CIVP?

Para emitir o Certificado Internacional de Vacinação, você deve seguir os seguintes passos:

  1. Tomar a dose integral da vacina contra febre amarela em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou em uma clínica privada de sua escolha e deve guardar o comprovante de vacinação;
  2. Após tomar a vacina, você deve acessar o CIVNET, o Sistema de Emissão de CIVP e realizar o seu cadastro. Para essa etapa você precisará do seu CPF, imagem digitalizada do comprovante de vacinação contendo seus dados pessoais (nome e data de nascimento), data de vacinação e lote completo e legível da vacina, assinatura do profissional que realizou a vacinação e identificação e carimbo do local que você tomou a vacina;
  3. Os seus dados serão analisados em até 10 dias úteis e então você receberá o certificado por e-mail e poderá imprimi-lo na sua casa. O certificado possui a assinatura eletrônica do servidor da Anvisa e você também deve assina-lo após a impressão. Além disso, você sempre poderá acessar sua conta no portal CIVNET e reimprimir o comprovante.
Qual é a idade mínima para utilização do CIVP?

O certificado é gratuito e não tem prazo de validade e ele é necessário para crianças a partir de 09 meses!

Sempre lembre-se de verificar a sua vacinação com antecedência, pois muitos países exigem que a dose da vacina da febre amarela tenha sido aplicada pelo menos 10 dias antes da sua entrada no país e você precisa de mais 10 dias úteis para emissão do seu Certificado Internacional de Vacinação!

Para saber mais sobre assuntos da Anvisa, fique de olho nas nossas redes sociais!